Functional assessment for discharge planning in a Convalescence Unit

Authors

DOI:

https://doi.org/10.62741/ahrj.v1i1.11

Abstract

Introdução: A funcionalidade é o conceito mais importante na reabilitação dos utilizadores de uma Unidade de Convalescença (UC). Ao final dos 30 dias de internação, os indivíduos chegam alta para suas residências ou devem ser avaliados a necessidade de outro tipo de resposta.

Objetivos: É importante avaliar se o nível funcional no momento da alta da unidade pode prever resultados e determinar o destino dos indivíduos após a alta. Pretendemos também estudar se existem outros fatores que podem influenciar o destino da alta dos indivíduos.

Metodologia: Estudo observacional em 290 indivíduos com diversas patologias. Foram encontrados valores do Índice de Barthel (IB) e da Medida de Independência Funcional (MIF) na admissão e na alta da UC. Aplicamos curvas ROC para calcular o ponto de corte em IB e MIF na alta com base no destino da alta, bem como relacionamos o destino pós-alta, funcionalidade e situação sociofamiliar.

Resultados: Referimo-nos a um ponto de corte ≥80 para BI e ≥114 para MIF, representando uma elevada probabilidade de regressar a casa no final do internamento, e valores abaixo dos pontos de corte indicam a necessidade de outras respostas da Rede e serviços sociais. Indivíduos que moram sozinhos, mesmo com bons níveis funcionais, exceto outras respostas da Rede.

Conclusão: A avaliação da funcionalidade e da situação sociofamiliar no momento da alta aumenta exponencialmente a previsibilidade de aumento de recursos.

Downloads

Published

25-06-2024